QVT – Proposta 8

Que o Banco Central implemente, de fato, essa ação preventiva para o bem da saúde dos seus servidores: uma sala para ginástica laboral em todas as regionais, com o vídeo adequado apresentado em várias sessões durante todo o dia. Custo: insignificante.

8 comentários para “QVT – Proposta 8”

  1. cleide disse:

    GINASTICA LABORAL E PADC – DEMANDANDO INFORMAÇÕES

    Sobre a 8o. Proposta para QVT postada neste Blog, de implementação de sala de ginástica laboral em todas as Regionais, na ultima reunião do GT-PASBC/SP (em 15/9), informo que ela também foi abordada, bem como a necessidade de colhermos do BC informações sobre a implementação da ação em todas as regionais.
    Pensando na urgência desta demanda e também na possível economia de recursos em licitar nacionalmente a compra dos equipamentos adequados para as regionais que ainda estão sem esta alternativa de QVT, estou providenciando junto aos nossos representantes do Comitê Gestor do PASBC e da DIREX do SINAL, pedido de encaminhamento de Ofício à DIRAD e DEPES solicitando informações sobre ginástica laboral, bem como estimativa de prazo de implementação em cada regional, inclusive para municiar a plenária que vai discutir o assunto na XXIV AND do SINAL, em novembro.
    Agrego também a esta outro pedido do GT-PASBC de SP, de informações sobre a tipificação ou conceitos de doenças crônicas, bem como de remédios para doenças crônicas e sua distinção em relação a remédios de uso prolongado que está ou estará sendo adotada pelo Programa, na implementação do PADC -Programa de Acompanhamento de Doentes Crônicos.

  2. José Vicente Friguglietti disse:

    Eu não gosto de escrever. Mas também não sei ficar quieto. Então lá vai: Pessoal, podemos começar a pensar grande: ñ apenas em sala e equipamentos para ginástica laboral, mas (e por que não?) termos uma verdadeira academia (pelo menos para exercícios aeróbicos) dentro do Bacen. Eu faço na Biorritmo que é aqui perto, mas seria muito mais prático fazer academia aqui no Banco mesmo.

  3. Tyrso disse:

    Sugiro que a ginástica laboral seja gratuita – paga pelo banco – diária e no local de trabalho, para quem desejar fazê-la.
    Sugiro também que seja feita uma campanha publicitária – pelo banco ou pelo sindicato – sobre os seus benefícios para a saúde.

  4. Ricardo Lopes Pinto disse:

    Proposta para enfatizar-se a preocupação com medicina preventiva na estratégia de gestão do PASBC

    Que o SINAL cobre do Banco Central atuação estratégica na gestão do PASBC em termos de medicina preventiva, principalmente no que se refere ao acompanhamento regular das condições de saúde física e psicológica dos servidores, inclusive com intensas campanhas de estímulo à prática regular de exercícios e de combate ao tabagismo, ao alcoolismo e ao uso de drogas, bem como de combate ao consumo de medicamentos sem prescrição médica.

  5. Ricardo Lopes Pinto disse:

    Proposta de ampliação de controle social sobre as despesas decorrentes do uso do PASBC

    Que o SINAL cobre do Banco Central a implementação de instrumento de controle social do gasto individualizado do PASBC, baseado na obrigatoriedade do servidor da ativa dar conformidade de seus gastos mensais, à semelhança do que ocorre hoje com as ligações telefônicas.

    Justificativa: subsídio para auditoria de contas / correção de cobranças indevidas

  6. admin disse:

    Caro Ricardo,

    Recebi suas propostas e como ainda estou “construindo” o Relatório Final já as incluí no Grpo “C” – QVT. Saúde e PASBC”. Vou tratar neste e-mail da primeira que você me enviou. Ela, até o momento, está elencada como “Controle sobre as despesas decorrentes do uso do PASBC”. Aparentemente, no meu entender, pode ser confundida com uma outra apresentada pelo Grupo de São Paulo de PASBC, intitulada “Conferência dos gastos do PASBC”, a qual refere-se ao controle que cada titular do plano possa ter dos gastos seus e dos seus dependentes ao passo que a sua proposta “Controle sobre as despesas decorrentes do uso do PASBC” trata-se de um instrumento de controle social do gasto individualizado do uso do PASBC, ou seja, uma é sobre controle individualizado,de cada um sobre a sua conta, e a outra é sobre o controle social da conta de todos.
    Bom trabalho!

    João Marcus

  7. admin disse:

    Prezado Ricardo,

    Sua proposta foi aceita e incluída no Grupo “C”, QVT, Saúde e PASBC, mais especificamente no tema QVT, com o título “Medicina preventiva na estratégia de gestão do PASBC. À primeira vista, não encontrei nenhuma proposta específica ou semelhante dentre as apresentadas no Fórum de QVT realizado em dez/2004 no BC.
    Excelente proposta!
    João Marcus

  8. admin disse:

    Caro Tyrso,

    Sua proposta reforça e é em parte atendida em uma outra semelhante apresentada sob o título “Ginástica Laboral em todas as Dependências Regionais do BCB” e que irá à plenária da AND junto ao Grupo “C” – QVT – Saúde e PASBC”. Os detalhes da sua serão também informados à plenária.

    João Marcus
    Relator do Grupo “C”

Deixe um comentário