Arquivo da Categoria ‘Sem categoria’

QVT – Proposta 8

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Que o Banco Central implemente, de fato, essa ação preventiva para o bem da saúde dos seus servidores: uma sala para ginástica laboral em todas as regionais, com o vídeo adequado apresentado em várias sessões durante todo o dia. Custo: insignificante.

RELATÓRIO INICIAL para a XXIV AND

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

XXIV AND – QVT – Saúde e PASBC

RELATÓRIO INICIAL para a XXIV AND

Relatores: Cleide e João Marcus

ÍNDICE

Introdução

I) Elenco Geral de Propostas – Temas I (QVT) e II (Saúde e PASBC)

II) Conteúdo – QVT

III) Informações e Análise  – QVT

IV) Conteúdo – SAÚDE e PASBC

V) Informações e Analise – SAÚDE e PASBC

Introdução:  

O material consultado para embasar este  Relatório Inicial, entre outros, foi extraído do Portal do SINAL, www.sinal.org.br, sendo pesquisados os documentos relativos às ANDs XX/2004, XXI/2006 e XXII/2008, que trataram do tema, e no trabalho científico “Mudando a gestão da qualidade de vida no trabalho: o caso do Banco Central do Brasil”, de José Vieira Leite, Mário César Ferreira e Ana Magnólia Mendes.

 

I – ELENCO GERAL DE PROPOSTAS

QVT

1 – Diretrizes e Ações Imediatas de QVT

2 -  Reconhecimento e Valorização da QVT

3 –  Orçamento para QVT

4  – Critérios pra ocupação de Cargos em Comissão no BCB

5  – Comitê Paritário para definição de critérios para cargos em Comissão

6   – Concurso Literário sobre Assédio Moral

7  -  Qualificação em QVT e Saúde Ocupacional nos concursos

8  -  Ginástica Laboral  em todas as Dependências Regionais do BCB

Obs.: – As propostas 2, 4, 5 e 7 de QVT poderão ser remetidas ao Grupo Temático “F”-Cultura Organizacional…, por também se relacionarem a este Tema, além de QVT, entretanto, sugerimos a manutenção da proposta 4 e 5 no Tema de QVT por dar mais sustentação na cobrança ao BCB.

SAÚDE E PASBC

1– Estrutura Administrativa do PASBC

2 – Extinção da PDL

3– Exames médicos periódicos

4 – Medidas de Incentivo à exames periódicos

5 – Competências do Comitê Gestor

6 – Revista nacional do PASBC

7 – Atendimento 24 hs (0800)

8 – Programa de Acompanhamento de Doente Crônicos-PADC

9 – Cartão Eletrônico de usuários do PASBC

10 – Alternativas para internações longas, Home-Care

11 – Apoio do SINAL nas eleições do CG

12 – Assistência à saúde nas viagens à serviço

13 – Curso de Qualificação em Gestão de Saúde


II – QVT – Conteúdo das propostas

Proposta 1Que o Sinal exija do BCB que dê, imediatamente, continuidade ao processo de  implementação das 10 diretrizes que baseiam a operacionalização do planejamento, execução e avaliação de programas de QVT no BCB, conjuntamente com as Doze Ações Imediatas em QVT do BCB.

Proposta 2 - Reconhecimento e valorização, pela Administração Superior do BC, das atividades relacionadas com a gestão e/ou promoção da QVT no BC e implementação de Programas correlatos, por ela autorizados, quando exercidas por servidores do Órgão, como serviço realizado em prol do coletivo funcional, facultando-lhes a respectiva Chefia, a liberação de ponto parcial e/ou temporária, quando requerida e fundamentada.

Proposta 3 – Que a Diretoria do BC envide esforços no sentido de prover o Órgão de dotação orçamentária especifica para a implementação dos Programas de QVT no BC pelo respectivo Comitê Gestor.

Proposta 4 – Reforçar, conforme determinado na AND de Canela (2008), que os cargos em comissão do BCB passem a ser ocupados através de seleção interna, por concorrência de mérito e títulos, deixando de ser ocupados por indicação da instituição, e com posse por período limitado de tempo.
 
Proposta 5 – Que seja criado um Comitê Paritário (BC/Sinal), com objetivo de definir critérios para cargos em comissão do BCB (limite do universo dos cargos em comissão, seleção dos candidatos e prazo do mandato).

Proposta 6 – Que o SINAL promova, até abril de 2.011, CONCURSO LITERÁRIO “HISTÓRIAS E ESTÓRIAS DE ASSÉDIO MORAL”:

a) Conteúdo: matérias (crônicas, poesias ou contos) de autoria de filiados, com premiação em dinheiro aos três primeiros colocados, e menções honrosas e brindes do SINAL aos demais 5 próximos colocados.

b) Objetivo: identificar e desestimular as práticas de assédio moral dentro do BC e estimular a produção literária.

c) Os atuais conselheiros do SINAL em exercício poderão participar do concurso sem o direito de auferir prêmio em dinheiro.

d) A comissão julgadora dos trabalhos deverá ser constituída de 2 especialistas em área jurídica sobre o tema e dois especialistas em área literária.

Proposta 7 - Que o SINAL encaminhe à Administração Superior do BC e à SRH do MPOG, Ofício com proposta de inserção nas condições dos próximos concursos públicos para provimento de pessoal na instituição, de qualificação específica em cursos de formação em gestão de QVT e Saúde, e perguntas sobre o tema nos exames, para estimular a inscrição de candidatos com formação nesta área e o seu direcionamento para provimento do quadro de pessoal. O SINAL deverá procurar adesão e subscrição do Ofício de outros sindicatos e entidades representativas de outros Órgãos públicos com interesse na demanda.

Proposta 8 - Que o Banco Central implemente, de fato, essa ação preventiva para o bem da saúde dos seus servidores: uma sala para ginástica laboral em todas as dependências regionais.

III – QVT – Informação e Análise das propostas

QVT – Propostas 1, 2 e 3:

A Política de QVT do BCB e as Doze Ações Imediatas em QVT do BCB foram aprovadas e divulgadas pelo Diretor de Administração em teleconferência para todas as estações de trabalho da instituição, em 02 de dezembro de 2004.

As doenças relacionadas com o processo de trabalho são muitas e de variadas causas, derivadas das condições e tipo de trabalho, pressão, gerenciamento sofrível, assédio moral, etc.

A Saúde Ocupacional enquanto sistema trata da saúde preventiva e dessas doenças relacionadas com o processo de trabalho. Por definição, ela precede a Saúde Suplementar (Planos ou Programas de Saúde) e está incluída dentro de um conceito maior, relacionado com a Qualidade de Vida-QV da pessoa.

Aplicada laboralmente, a Qualidade de Vida no Trabalho-QVT, engloba o modo geral de vida do trabalhador, seus hábitos e comportamentos dentro e fora da empresa, na família, na vida social, no lazer, etc.

No contexto atual do BC, há três sistemas que se interligam: O SISOP (Sistema de Saúde Ocupacional), o Plano de Saúde (Sistema de Saúde Suplementar) e a QVT, que engloba os demais.

Política de QVT do BCB

São elencadas 10 diretrizes que servirão de base para a operacionalização do planejamento, execução e avaliação de programas de QVT no BCB, quais sejam:

a)         a fundamentação nas premissas de responsabilidade social, de comprometimento de dirigentes em todos os níveis hierárquicos, de parcerias inter-setoriais e da participação efetiva de todos os servidores;

b)         disseminação de uma cultura organizacional do bem-estar coletivo ancorada em pressupostos da prevenção de riscos para a saúde, segurança e conforto dos servidores, do desenvolvimento do funcionalismo e da valorização da função pública como vetor de cidadania;

c)         a concepção e práticas de gestão organizacional devem primar pela edificação de um ambiente social de trabalho que promova a saúde,  a segurança e o conforto dos servidores, bem como convivências de bem-estar e relações harmoniosas com os usuários-cidadãos dos serviços do BCB;

d)         as concepções e práticas de gestão do trabalho devem se orientar  pelo exercício responsável da autonomia, cooperação , flexibilização  do processo de trabalho e valorização das competências dos servidores;

e)         o planejamento de tarefas, os critérios de produtividade e  avaliação de desempenho dos servidores devem ser concebidos em sintonia com a política de QVT do BCB;

f)           o desenvolvimento de uma política de comunicação interna deve proporcionar a alavancagem das ações de QVT, fortalecendo os canais existentes, criando canais alternativos, incrementando a integração dos servidores e disseminando informações que propiciem clima organizacional centrado em valores de QVT;

g)         a disponibilização de suporte organizacional  aos servidores deve pautar-se por uma adequabilidade dos meios de trabalho, as características dos ambientes e as necessidades/expectativas de  servidores e usuários-cidadãos, contemplando, inclusive, as pessoas com necessidades especiais;

h)         o monitoramento da incidência de doenças e a prevenção de riscos à saúde e à segurança de servidores devem se apoiar em pesquisas fidedignas, ações de controle médico e de assistência psicossocial, – com ênfase na realização sistemática e impostergável de “Exames Médicos Periódicos (EMP)”- e ações de engenharia de segurança do trabalho no âmbito dos riscos físico-ambientais;

i)            as ações complementares de natureza assistencial, voltadas para atividades de combate à fadiga ou atenuação do desgaste proveniente do ambiente de trabalho, devem ser consideradas nos programas de QVT;

j)           a política de educação corporativa, em especial todas as iniciativas de desenvolvimento de competências individuais e coletivas, devem ser compatíveis com a concepção e as diretrizes de QVT do BCB.

As Doze Ações Imediatas em QVT do BCB

Essas Doze ações foram aprovadas juntamente com a política de QVT do BCB examinadas à luz do modelo analítico de Contexto de produção de Bens e Serviços em três nichos de classificação do trabalho: Condições de Trabalho; Organização do trabalho e Relações Sociais de Trabalho.

Campo das Condições de Trabalho:

1)    Revitalização dos Prédios;

2)    Construção de Instalações Adequadas para Alimentação;

3)    Melhoria de Acessibilidade – Atendimento e Instalações – para Pessoas com Necessidades Especiais;

Esfera da Organização do Trabalho:

4)    Flexibilização de Horário de trabalho

Universo das Relações de Trabalho:

5)    Criação do Comitê de Gestão da Política de QVT do BCB;

6)    Criação de Ouvidoria Interna – Colocação da Proposta em Audiência Pública;

7)    Realização do Fórum de QVT no Departamento do Meio Circulante;

8)    Realização da pesquisa “Trabalho e Riscos para a Qualidade de vida no Trabalho”;

9)    Promoção do curso “Desenvolvimento de Gestores em QVT do BCB”;

10)  Produção de Campanha de Divulgação da Política de QVT no BCB; 11)  Administração das Questões Específicas das Regionais;

12)  Criação de Canal Permanente de Acompanhamento, pela Comunidade BC, da Aplicação da Política de QVT.

Da Aplicação da Política de QVT.

Situação atual:

As dificuldades existentes quanto a Condições de Trabalho derivam, principalmente, de restrições orçamentárias de há muito existentes – e só recentemente suavizadas – no âmbito do Serviço Público. As três Ações relativas às Condições de Trabalho – Revitalização dos Prédios, Construção de Instalações Adequadas para Alimentação e Melhoria da Acessibilidade–Atendimento e Instalações para Pessoas com Necessidades Especiais (1/4 do total de Ações Imediatas sugeridas) – vêm encontrando, modo geral, tranquila implementação.

Qualquer proposta de mudança, em relação ao status quo, entretanto, conta com não pequena reação, embasada na conservadora cultura organizacional. Não por acaso, uma única Ação – apenas 1/12 das Ações Imediatas propostas – diz respeito à Organização do Trabalho. Foi ela a Flexibilização do Horário de Trabalho, que teve sustado o debate sobre sua implementação, ao invés de, por exemplo, haver sido buscada no Congresso Nacional uma alteração da legislação que viesse a permitir a sua prática.

Há uma relevante demanda quanto a mudanças nas Relações Sociais de Trabalho, expressa pela escolha de oito Ações – 2/3 das Ações Imediatas aprovadas – atinentes a esfera da produção. Em todas elas, um traço em comum, hoje: a descontinuidade, relativa ou absoluta, de sua implantação. Cinco delas foram realizadas, padecendo, todavia, de desdobramento. Duas delas foram apenas parcialmente realizadas, não logrando efetiva implementação.

A descontinuidade, relativa ou absoluta, da implantação de tais Ações, guarda relação – mormente em empresas de cultura organizacional conservadora, das quais o BCB é um exemplo, até mesmo em decorrência da natureza de seu papel institucional – com a circunstância de ser a dimensão das Relações Sociais de Trabalho o locus social privilegiado, em qualquer organização, do embate mudança x conservação. É em tal locus social onde encontra privilegiada localização a mais central das questões, no que diz respeito a QVT, a questão da distribuição do poder, ou, dito o mesmo de outro modo, da definição teórico-prática acerca do quanto alguém pode vir a exercer poder, e, ainda, acerca do como alguém pode vir a exercer poder.

QVT – Proposta 4 e 5 – Assédio Moral – condições propícias de ocorrência

No BCB os cargos são de confiança. Os laços de amizade, parentescos diretos ou indiretos ou as relações políticas podem exercer um grande peso na escolha dos chefes. Despreparado para o exercício do cargo ou função confiada, e, não raras vezes, sem o conhecimento necessário para tal, porém ancorado nos relacionamentos que lhe garantiram a indicação, o chefe, resguardado por uma considerável intocabilidade e a fim de compensar suas limitações, pode se tornar extremamente arbitrário.

“Os sindicatos, cujo papel é defender os assalariados, deveriam colocar entre os seus objetivos uma proteção eficaz contra o assédio moral e outros atentados à pessoa do trabalhador.”

(Marie-France Hirigoyen) 1

(1) pesquisadora francesa, psiquiatra, psicanalista e psicoterapeuta familiar, Doutora em Medicina desde 1978.

Palestra no I Seminário Internacional sobre Assédio Moral no Trabalho -  Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo, Capital (Brasil) no dia 30 de abril de 2002, patrocinado pela CUT  – Consultar www.assediomoral.org

QVT – Propostas 6 – Concurso Literário sobre Assédio Moral A caracterização do assédio moral é difícil e sutil, uma vez que ela é recente para efeito de processamento jurídico. Entretanto, ele é prática corriqueira nas empresas, e diretamente relacionado com o estresse e doenças no ambiente de trabalho. Conhecer a prática, aprender a identificá-la e caracterizá-la é um modo de coibir sua prática. Há Projeto de Lei tramitando na Câmara dos Deputados (7.202/2010), que se aprovado vai considerar o Assédio Moral como acidente de trabalho, elevando o custo nas empresas com processos judiciais sobre o tema (conforme matéria de Anderson Silva, enviado pela gerencia da ABQV aos inscritos em seu grupo no Google).

O Conselho Nacional do Sinal, objetivando coibir a nefasta prática, está patrocinando pesquisa sobre assédio no BC. O Concurso Literário proposto seria uma ação a mais neste sentido.

 

QVT – Proposta 7 – Qualificação em QVT e Saúde Ocupacional nos Concursos

É patente a necessidade da QVT como um modo de gestão, pelos benefícios que já tem demonstrado aonde está sendo aplicada, através de diversos Programas. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida-ABQV tem premiado empresas com ações de excelência nesta área, como por exemplo a Petrobrás, e o mercado oferece diversos cursos de especialização para formar gestores de QVT e Saúde, direcionados para as diversas profissões que compartilham esta área – assistência social, psicologia, nutrição, etc. (www.abqv.org.br, congresso@abqv.org.br)

A iniciativa está sendo proposta para ser levada a outros representantes de entidades de Órgãos públicos, capitaneada pelo SINAL, devido ao fato da QV ser muito mais efetiva quanto mais irradiada for. E é sabida a necessidade de QVT no setor público, dada a necessidade de melhoria da qualidade do serviço público oferecido à sociedade e ao  sucateamento do mesmo, quanto às suas condições de trabalho em geral, e em especial quanto à degradação de seu clima organizacional, viciado pela sobrevivência de práticas arcaicas e autoritárias de gestão.

QVT - Proposta 8 - Ginástica laboral em todas as dependências regionais do BCB

Semente que não brotou foi a Ginástica Laboral, imprescindível para a nossa saúde no trabalho, vez que estamos o dia todo em frente ao micro, digitando quase todo o tempo. E, um dia, a longo prazo, todos terão reflexos negativos do desgaste sem a devida atividade física..
Que o Banco Central implemente, de fato, essa ação preventiva para o bem da saúde dos seus servidores: uma sala para ginástica laboral em todas as regionais, com o vídeo adequado apresentado em várias sessões durante todo o dia. Custo: insignificante.

————————————————————————

IV – Saúde e PASBC – Conteúdo das propostas

Proposta 1 – Estabelecimento de Estrutura Administrativa do PASBC enxuta, econômica e eficiente, ligada à área de RH, dotada de Gerência Executiva Nacional e representações regionais dimensionadas de acordo com o número de participantes e atendimentos locais.

 

Proposta 2Que seja incluído no Regulamento do PASBC cláusula contemplando a extinção gradativa da PDL, objetivando a sua extinção dentro do prazo máximo de 24 meses, contado a partir da apresentação em Ofício desta proposta às Diretoria de Administração e de Recursos Humanos do BC.

Proposta 3 -  Exames periódicos: deverão ser realizados na rede credenciada do PASBC e não por empresas contratadas por licitação.

Proposta 4 - deverão ser criadas medidas de incentivo para que toda a população do PASBC realize exames periódicos para monitoramento da sua saúde e possível inscrição no PADC.

Proposta 5Alteração do artigo 49 do Regulamento do PASBC, com emenda aditiva visando incluir como alínea “a” (e reordenando as demais), como segue:

Artigo 49 – Compete ao Comitê de Gestão:

a) definir as diretrizes e estratégias de ação do Programa de Saúde e compartilhar com o DEPES a gestão estratégica do PASBC

Proposta 6 – Que seja criada Revista Nacional do PASBC, com periodicidade minimamente semestral, informando sobre todos os prestadores/especialidades de serviços oferecidos pelo PASBC, em cada regional e Sede do BC, incluindo matérias sobre QVT e Saúde Ocupacional, com patrocínio e propaganda de patrocinadores fornecedores de produtos afetos ao conteúdo da Revista, de modo a barateá-la ou mesmo a zerar o seu custo.

Proposta 7Implementação da Central de Atendimento 24 horas.

Proposta 8 – Implementação do Programa de Acompanhamento de Doentes Crônicos-PADC, objetivando a monitoração de pacientes de risco e a racionalização de custos de internação.

Proposta 9 -Adoção de Cartão Eletrônico como Identidade do Usuário (com foto).

Proposta 10Disponibilizar alternativas de mudança para unidades de menor custo ou home-care e exercer maior controle das internações longas, visando diminuição de custos.

Proposta 11O SINAL deverá apoiar candidaturas de seus filiados para o processo eleitoral a cada três anos para as cadeiras destinadas aos três membros eleitos para formação paritária no Comitê Gestor.

Proposta 12 - o BC deverá  expedir uma carta-compromisso a ser entregue ao(à) servidor(a) designado(a) para viagem a serviço em praças não assistidas pelo PASBC comprometendo-se a honrar junto a hospitais, clínicas e profissionais de saúde, as despesas geradas no atendimento médico-hospitalar ao(à) servidor(a).

Proposta 13 – Realização de Curso, para todos os Gerentes e Servidores do PASBC, de Qualificação de Gestão de Saúde

 

V – Saúde e PASBC – Informações e Análise

Saúde e PASBC  – Proposta 1: Estrutura Administrativa do PASBC

a)- uma Gerencia Executiva Nacional; Gerências Técnicas Regionais, onde for necessário, e servidores em funções de Supervisão, Fiscalização e Controle.

b) – Serviços Terceirizados para Tarefas Operacionais: atendimento de balcão e telefônico, processamento de contas médicas e hospitalares; atualização de cadastro; utilização do Benner e emissão de correspondências.

c) – Atividades Especializadas: auditoria médica; avaliação de tratamentos; parecer técnico sobre materiais e procedimentos cirúrgicos e codificação de eventos.

d) – vínculo gerencial com a área de RH do BC, por ser um programa de autogestão em saúde, voltado para os servidores do BC.

e) – postos de gerência, supervisão e controle ocupados por servidores do BC, tendo em conta as características de sigilo, confiança e competência para autorizar despesas e compromissos.

f) – execução de grande parte das tarefas operacionais e de apoio por trabalhadores terceirizados (ou outro de nível médio, em cargo de servidor concursado, a ser criado no BC).

 

Saúde e PASBC  – Proposta 2: Isenção da PDL

Pré-requisitos para que ocorra a isenção da PDL para todo o conjunto de beneficiários:

- o Programa de Saúde deverá apresentar superávit operacional durante três exercícios consecutivos;

- o valor da PDL que, historicamente, situa-se em torno de 9% da despesa total do exercício deverá ser dividido pelo número total de beneficiários do Programa (cerca de 29 mil vidas) e acrescido nas contribuições mensais, lembrando que ao se constituir em contribuição passaremos a ter a paridade, para cada R$ 1,00 de aumento R$ 0,50 caberão ao titular e R$ 0,50 ao orçamento da União.

Exemplo: em 2009 a despesa total ficou em R$ 130 milhões de reais, a PDL em torno de R$ 11,7 milhões. Este valor dividido por 29 mil vidas daria R$ 403,00/ano para cada beneficiário ou R$ 33,62/ mês. Como existe a paridade no caso das contribuições, caberia a cada beneficiário um acréscimo de R$ 16,81 em sua mensalidade.

Saúde e PASBC  – Proposta 3 e 4:  Exames periódicos

- deverão ser realizados na rede credenciada do PASBC e não por empresas contratadas por licitação. O BC recebe os recursos orçamentários para o “periódico”, faz a sua contabilização no FASPE e os servidores ativos se utilizam dos laboratórios credenciados para a realização dos exames;

- deverão ser criadas medidas de incentivo para que toda a população do PASBC realize exames periódicos para monitoramento da sua saúde e possível inscrição no PADC.

Saúde e PASBCProposta 5: Competência  do Comitê de Gestão

Há contradição no Regulamento em vigor, sobre a gestão estratégica do Programa. Enquanto no artigo 47 atribui-se tal responsabilidade e competência exclusivamente ao DEPES (Art.47 – A gestão estratégica e operacional do PASBC é de responsabilidade do Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DEPES), competindo-lhe: ), por outro o artigo 49, dispõe: Parágrafo Único - É garantido aos membros do Comitê de Gestão acesso aos documentos e informações administrativas relacionados com o PASBC necessários ao desempenho de suas atribuições e ao acompanhamento do processo de gestão do Programa. (grifo Cleide).

Saúde e PASBCProposta 6: Revista Nacional do PASBC

O quadro de pessoal aposentado do BC já é grande e com as aposentadorias previstas para o próximo ano, vai crescer muito. Este segmento é o maior usuário do PASBC e historicamente não é afeto à comunicação virtual como são as novas gerações de funcionários ativos do BC. Os outros convênios médicos costumam oferecer este produto. Antigamente, na época das “guias preenchidas à mão”, do antigo FASPE, precursor do PASBC, cadernos, ou “cartilhas” regionais, eram oferecidas com boa receptividade pelos usuários do Programa.

Saúde e PASBCProposta 7: Central de Atendimento

Saúde e PASBCProposta 8: Doentes Crônicos

A instituição do Programa de Acompanhamento de Doentes Crônicos, em processo final de Licitação para definir a empresa que irá desenvolver o Programa, já inicia o processo de redução, uma vez que todos os beneficiários classificados como “doentes crônicos” e inscritos no PADC estarão isentos do pagamento da PDL, conforme previsto no Regulamento em vigor.

Saúde e PASBCProposta 9: Cartão Eletrônico

Saúde e PASBCProposta 10: Home-care

Saúde e PASBCProposta 11: Apoio político

O SINAL deverá apoiar candidaturas de seus filiados para o processo eleitoral a cada três anos para as cadeiras destinadas aos três membros eleitos para formação paritária no Comitê Gestor. 

Saúde e PASBCProposta 12: carta-compromisso

O BC deverá  expedir uma carta-compromisso a ser entregue aos(às) servidor(as) designado(a)s para viagem a serviço em praças não assistidas pelo PASBC comprometendo-se a honrar junto a hospitais, clínicas e profissionais de saúde as despesas geradas no atendimento médico-hospitalar ao(à) servidor(a)

Saúde e PASBCProposta 13: – Realização de Curso para Qualificação de Gestão de Saúde por todos os Gerentes e Servidores do PASBC.

Em decorrência das aposentadorias e não realização de concursos por longo período anterior, o quadro de pessoal do BC em geral, e especialmente da gestão do PASBC, tem sido drásticamente reduzido. Enquanto se envidam esforços para a médio-prazo ser superado este problema quantitavo, que se agrava com a dificuldade crônica de encontrar no BC funcionários que desejam trabalhar na área, é possível e necessário dotá-lo de melhor qualificação do pessoal da área, o que vai valorizar as funções, atrair novos funcionários e contribuir para manter aqueles que lá estão.