Page 104 - UM SINAL NA HISTÓRIA
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Entre as demandas apontadas como urgentes nesse início de
                      atuação da AFBC estava a busca pela presença dos funcionários nos
                      estudos administrativos para reformulação de carreiras, critérios de
                      concurso e assistência médica, por exemplo. Outro ponto buscava o
                      apoio àqueles que respondiam a processos administrativo-disciplinares
                      sem garantia de ampla defesa. E também a definição de melhores
                      condições de remoção, democratização do processo de comissionamento
                      e o fim da discriminação no trabalho.

                            O estatuto da AFBC foi apresentado oficialmente ao então Presidente
                      do Banco, Fernão Bracher, e ao Diretor de Administração, Lycio de Faria.
                      Na ocasião, os integrantes da associação apresentaram uma pauta de
                      reivindicações que tratavam da substituição do Programa Geral de Benefícios-
                      Saúde (PGBS) pelo Fundo de Assistência ao Pessoal (Faspe); de abono salarial;
                      do plano de cargos e salários; e da Portaria 164.

104 Logo após sua criação, por ocasião do lançamento do Faspe, a AFBC propôsUm Sinal na História
       um boicote à adesão ao novo programa, por ter sido lançado sem discussão prévia
       com os funcionários, e por não atender às suas necessidades da mesma forma que
       a opção anterior. O lema era “Faspe não, melhorias no PGBS, sim”.

                      A campanha de resistência ao programa de saúde foi uma das primeiras lideradas
                      pela AFBC, que criticava a
                      direção do Banco por não
                      ter negociado a mudança
                      com os funcionários. “Foi
                      uma resistência inigualável,
                      porque se tratava de um as-
                      sunto imprevisível, extrema-
                      mente delicado e caro sob
                      todos os sentidos: a saúde
                      do próprio funcionário
                      e de seus familiares. O       Chamadas nos boletins da AFBC sobre as mudanças no programa de saúde dos funcionários
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