O dilema sede-regionais

Um comentário para O dilema sede-regionais

  1. Márcio Silva de Araujo disse:

    Gostaria de aproveitar este espaço e colocar em meu nome uma proposta à XXV AND.

    Transferência final das atividades de distribuição de numerário ao Banco Central do Brasil

    A sugestão que coloco como forma de atuação do Sinal, ou bandeira, junto à administração do Banco Central é a de que se finalize o processo de transferência da última atribuição de autoridade monetária ainda executada por outro participante do mercado financeiro: a distribuição do numerário. A transferência de atribuições do BB para o BC passou por diversas etapas desde a sua criação em 1964, mas não se completou totalmente, uma vez que essa função típica de autoridade monetária ainda se encontra terceirizada, digamos assim.

    Esta proposta, além de fortalecer o BC, no sentido em que ele passa a ter maior ação sobre todas as suas funções típicas, coloca-o mais perto da população, cumprindo ainda melhor sua obrigação de servir à sociedade. De fato, essa função de distribuição de numerário é uma atividade fim em qualquer BC no mundo. A relação entre quantitativo de funcionários de bancos centrais e população em outros países mostram, em geral, valores maiores do que os brasileiros. Isso provavelmente se explica pelo fato de essas instituições congêneres executarem também a distribuição de numerário.

    Em termos do foco da XXV AND, o de Valorização das Regionais, a proposta é plenamente justificada, uma vez que essa atribuição requereria não apenas um reforço nos quadros funcionais em todas as regionais hoje existentes, como demandaria uma capilaridade maior na distribuição geográfica do BC, com a criação de novas regionais ou representações regionais de menor porte.

Powered by WordPress | Designed by: Email Search