1) H possibilidade
de transferncia de servidores de uma praa para outra, exemplo do que
ocorreu em 1999?
R.: No h essa
possibilidade, uma vez que, por deciso da Difis, os servidores continuaro
nas praas onde esto localizados, exceto quando manifestarem interesse em
serem transferidos para Braslia e So Paulo, em razo de ajustes na
estrutura, decorrentes do processo de reorganizao.
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2) H possibilidade
de componentes dos departamentos de superviso de instituies financeiras
receberem servidores para resolver problemas de sobrecarga de trabalho em
vrias equipes?
R.: Sim. Em estudos
realizados, verificou-se a existncia de problemas de distribuio da fora
de trabalho no mbito da Difis. De um lado, existem componentes responsveis
por atividades que, devido a alteraes normativas recentes entre outros
fatores, podem ceder recursos. De outro lado, temos componentes com
sobrecarga de trabalho. Apresentar proposta de equalizao desses recursos
uma das tarefas do GT.
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3) O que ocorrer com
os processos de trabalho transferidos de unidade? Sero mantidos no formato
atual?
R.: As atividades sero
transferidas na forma atual para no haver descontinuidade, cabendo as
unidades que as receberem fazer a reviso dos processos de trabalho.
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4) O que acontecer
com a atividade de Acic/PLD? Ser mantida no Decic ou deixar de ser
realizada? Se no for mantida no Decic, explicar por qu?
R.: Nas discusses da
Difis com as chefias das unidades, chegou-se concluso de que as
avaliaes das instituies financeiras com relao a seus mecanismos para
preveno e deteco do seu uso para fins de lavagem de dinheiro devem
continuar sendo realizadas. Porm, essa atividade deve ser conduzida como
parte da avaliao das instituies, num processo de trabalho integral e
indivisvel. Por esse motivo, essa atividade deve passar a ser conduzida
pelos departamentos responsveis pela superviso de instituies financeiras
(Desup e Desuc).
Portanto, a atividade
no ir acabar. Ao contrrio, dever ser ampliada, por meio da extenso do
trabalho s instituies no-bancrias. Cabe ao GT apresentar proposta de
desenho para a nova estrutura.
Ressalta-se que esse
procedimento est em sintonia com prtica das entidades supervisoras no
plano internacional.
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5) Ocorrer um
esvaziamento das atividades nas GTs?
R.: Certamente, no. As
pessoas sero mantidas onde esto, cabendo ao GT apresentar proposta de
estrutura que contemple a alocao de atividades para todas as equipes
existentes na rea de fiscalizao.
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6) Poder ocorrer
migrao de servidor para outra atividade e o que ocorrer com os servidores
que fizerem essa migrao?
R.: Sim. Essa migrao
, em muitos casos, necessria para corrigir problemas de distribuio dos
servidores em relao s atribuies das reas. Como ocorreu noutras
oportunidades, os servidores que migrarem de atividade recebero todo o
suporte necessrio para essa migrao, inclusive capacitao. Sobre esse
aspecto, importante lembrar alguns exemplos de migrao ocorridos
recentemente na Difis.
Em 2005, o Desuc foi formado com servidores oriundos
de 4 unidades, sendo que os oriundos de trs delas migraram de atividade.
Com o treinamento e o suporte recebidos, aqueles servidores j se encontram
plenamente adaptados nova atividade, apresentando desempenho compatvel
com os patamares esperados.
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7) Na sede do Desuc,
h uma enorme sobrecarga de trabalho e dificuldades para realizao das
tarefas no nvel de qualidade necessrio, em razo da insuficincia do
quadro de pessoal. Haver destinao de novos servidores para o
departamento?
R.: O GT foi instrudo
pelo Diretor a pensar soluo para essa deficincia. Vamos aguardar o
trmino das discusses e os encaminhamentos possveis, para ver como ficar
o novo desenho.
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8) No Desup, h
sobrecarga de trabalhos em vrias equipes. Algumas delas so responsveis
pela superviso de mais de dez bancos. H uma chave com 13 bancos. Sero
destinados servidores para o Desup?
R.: A expectativa de
que sero. Essa demanda poder ser contemplada conforme diretrizes constante
da Portaria.
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9) Como est se
pensando a movimentao de atividades? Aumentar a centralizao em Braslia
e em So Paulo?
R.: O GT no est
autorizado a propor centralizao de atividades. No escopo do seu
trabalho. A misso do grupo propor alternativas de alocao de atividades
para os servidores que vinham se dedicando a atividades eliminadas ou
reduzidas, bem como a redistribuio de recursos em funo das necessidades
das diversas reas da Difis.
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10) Quais os
prejuzos para a comunidade local em termos do atendimento (tanto presencial
quanto relativo s jurisdies das unidades)?
R.: Nenhum prejuzo
haver. Ao contrrio, a orientao da Difis no sentido de melhorar o
atendimento ao pblico externo.
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11) Haver
comunicao para esclarecer os servidores sobre a reestruturao?
R.: Sim. Aps a deciso
final do processo de reestruturao, haver um conjunto de aes de
comunicao, como transmisso das principais concluses pelo Diretor,
utilizando os meios disponveis e, tambm, o detalhamento das medidas pelos
chefes de unidades em suas respectivas reas de atuao. Ressalta-se que o
prprio I-Difis ser utilizado para esta finalidade.
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12) Qual o cronograma
para implementao da reestruturao?
R.: No foi fixado
cronograma. Porm, a orientao da Difis que esse assunto tenha tratamento
prioritrio, com vistas implementao da nova estrutura o mais rapidamente
possvel.